v. 5 n. 1 (2024): Revista Científica Integr@ção
Artigos

As habilidades socioemocionais enquanto ferramentas de transformação educacional: os esboços educativos para além da unilaterização do intelecto

Publicado abril 25, 2024
Como Citar
CASTELHANO, M. V. C.; THYAGO ARAÚJO GURJÃO; JOSÉ FABIO BEZERRA DA SILVA. As habilidades socioemocionais enquanto ferramentas de transformação educacional: os esboços educativos para além da unilaterização do intelecto. Revista Científica Integr@ção, v. 5, n. 1, p. 378-385, 25 abr. 2024.

Resumo

Os esboços e fortificações das habilidades socioemocionais são concebidos como meios dialógicos
pertinentes perante das transformações educacionais na contemporaneidade, enfatizando que os eixos
interativos fomentam aportes e cenários assertivos nos campos educativos atuais, relativizando as tendências
unitárias do pensamento lógico na construção e comunicação dos saberes. Pensando nisso, o presente estudo
discute sobre a importância das habilidades socioemocionais perante das potencialidades transformativas nos
panoramas educativos na atualidade, tendo como plano de fundo a necessidade dialógica e comunicativa em
vista do intelecto enquanto vetor unitário dos processos educacionais, ressignificando os moldes
conceptivos-pedagógicos relacionados a significância da afetividade. Para tanto, operou-se a metodologia de
revisão narrativa como instrumento de pesquisa e esquemática organizativa-científica, utilizando-se de
artigos científicos, capítulos de livro e livros acadêmicos como principal elementos informacionaisespecializados, encontrados nas bases digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, pontuados as
diretrizes metodológicas-técnicas e as objetivações-caracterizações de pesquisa bibliográfica, seguem os
demais tópicos e edificações dialógicas da presente temática estuda, trazendo à tona as potencialidades das
habilidades socioemocionais nas elaborações transformativas na contemporaneidade, relativizando as
centralizações-unilaterais intelectivas.
Palavras-chave: Habilidades Socioemocionais. Educação. Transformação. Unilaterização do Intelecto.