A díade família-escola mediante das consolidações nos campos da saúde mental: alusões metodológicasexperienciais na contemporaneidade
Copyright (c) 2024 Gerlane Costa dos Santos, Gabriela Gomes Maranhão, Marcos Vitor Costa Castelhano
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Resumo
: O presente estudo discute sobre como a díade família-escola influi nas consolidações
relacionadas as esquemáticas e atuações em saude mental nos campos contemporâneos, levando em
consideração que tal parceira indissociável se apresenta como elemento dialógico-comunicativo para o
desenvolvimento integral e global do alunato em suas características idiossincráticas e coletivas. Para tal
recorte, concebe-se que a relação família-escola se apresenta enquanto fenômeno social indissociável nas
elaborações e resultantes na contemporaneidade, visto que as dinâmicas inter-relacionais, sociocultruais e
comunitárias participam, seja direta ou indiretamente, da integração e desenvolvimento do alunato. Nos
campos de pesquisa, valeu-se da modalidade de revisão narrativa como metodologia de buscativa
bibliográfica em suas objetivações argumentativas e organizativas, operando-se a partir de artigos
científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas enquanto da fonte de embasamento científico,
encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico. PePSIC, Scielo e Repositórios Universitários.
Portanto, enfatizando a essencialidade da díade família-escola em suas acepções socioculturais e interativas
nos âmbitos atuais, seguem os demais tópicos e pontuações sistêmicas de tal eixo dialógico em suas
interligações fomentativas e estruturantes perante dos processos formativos e experienciais do sujeito.
Palavras-chave: Família. Escola. Saúde Mental. Contemporaneidade. Educação.