v. 5 n. 1 (2024): Revista Científica Integr@ção
Artigos

As acepções do pensamento crítico e as vicissitudes contemporâneas: reflexões multidimensionais através das óticas psicológicas

Publicado abril 1, 2024
Como Citar
CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E.; MEDEIROS, E. DE S. As acepções do pensamento crítico e as vicissitudes contemporâneas: reflexões multidimensionais através das óticas psicológicas. Revista Científica Integr@ção, v. 5, n. 1, p. 346-353, 1 abr. 2024.

Resumo

Resumo: As discussões relacionadas ao pensamento crítico permeiam diferentes concepções terminológicas e teórico-práticas, perpassando as movimentações filosóficos-científicas amplamente difundidas ao longo das proposições discursivas e estruturantes do século XX, apresentando-se como norte reflexivo-metodológico nas acepções contemporâneas. Nessa perspectiva, além de englobar variadas habilidades direcionais e concomitantes, a noção de pensamento crítico também se apresenta como abordagem epistemológica nas investigações da formação e consolidação de conhecimentos evidenciantes, retratando naturezas específicas e panoramas contemplativos-executórios. Pensando nisso, o presente trabalho discute sobre a formação do pensamento crítico e as suas possíveis interações com o senso comum, resguardando um olhar dialógico sobre as vertentes psicológicas na contemporaneidade, lapidando possíveis conclusões sistêmicas. Para isso, valeu-se do método revisão narrativa como instrumento de pesquisa de revisão bibliográfica em seus sentidos organizativos, captativos e informacionais, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livro e ensaios especializados como principais fontes de buscativa, geralmente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, exposto as objetivações centrais do presente estudo científico, expõem-se os demais tópicos discursivos perante das contingências interacionais entre o pensamento crítico e as articulações do senso comum, tendo como plano de fundo a díade filosófica-psicopatológicos.

Palavras-chave: Pensamento Crítico. Senso Comum. Filosofia. Psicologia.