v. 4 n. 1 (2023): Revista Científica Integraç@o
Artigos

EQUINOTERAPIA COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA A SÍNDROME DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?

Ana Lívia Pereira de Sousa
Centro Universitário de Patos
Gabriel Antonio Mouta Gomes
Centro Universitário de Patos
Iria Mariana de Medeiros Araujo
Centro Universitário de Patos
Neidivania Medeiros da Nóbrega
Centro Universitário de Patos
Milena Nunes Alves de Sousa
Centro Universitário de Patos
Publicado janeiro 25, 2023
Palavras-chave
  • Transtorno do Espectro Autista; Equinoterapia; Infantes.
Como Citar
DE SOUSA, A. L. P.; NÓBREGA, B. M. O. B.; GOMES, G. A. M.; ARAUJO, I. M. DE M.; DA NÓBREGA, N. M.; SOUSA, M. N. A. DE. EQUINOTERAPIA COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA A SÍNDROME DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?. Revista Científica Integr@ção, v. 4, n. 1, p. 25-36, 25 jan. 2023.

Resumo

O transtorno do espectro autista é atualmente uma das deficiências mais frequentes entre crianças de todo o mundo, entretanto não existem medicamentos que comprovadamente promovam a cura deste, sendo então as terapias alternativas optadas por profissionais da área psicológica e psiquiátrica para amenizar os sintomas que comprometem a qualidade de vida dessas crianças. Entre tais terapias, existe a equinoterapia, que ainda é pouco explorada, mas que se acredita trazer bons resultados para crianças localizadas no espectro autista.      O presente artigo tem por objetivo analisar a equinoterapia como um possível método para a terapia do transtorno do espectro autista e quais os seus principais benefícios. Para isso, foram utilizados os bancos de dados da Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e EBSCOHost, para pesquisar por trabalhos sobre o tema, utilizando o método de Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings e depois submetendo-os por um filtro de critérios de inclusão e exclusão para selecionar as pesquisas relevantes para o tema. Após isso, foi realizada a categorização dos trabalhos e seus principais resultados foram analisados de forma crítica e no fim, os resultados desta análise foram sintetizados e adicionados neste trabalho. Os estudos evidenciaram que a equinoterapia demonstrou bons resultados no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras em crianças com transtorno do espectro autista, além de reduzir sintomas do transtorno e melhorar a qualidade de vida desses. Por fim, concluiu-se que o tratamento assistido por cavalos apresentou bons resultados nos estudos analisados e com diferentes tipos de benefícios, sendo válido que tal prática seja mais utilizada e difundida.